Apesar dos problemas relacionados ao aumento do preço do petróleo, a tendência do turismo internacional e dos investimentos nos países emergentes, particularmente o Brasil, deverá continuar a progredir nos próximos anos, também por causa da boa saúde da economia brasileira anuncia todos os sinais de um crescimento prolongado:
Crescimento nas zonas geográficas e climáticas privilegiadas e nas regiões geopoliticamente estáveis.
Melhoria das economias dos países emergentes, com o conseqüente crescimento do turismo e dos investimentos.
Novidades importantes nos transportes no mundo da aviação, mais econômicos devido ao aumento do número de passageiros e menor consumo de combustíveis.
Uma forte demanda compra de casas de veraneio no litoral nordeste do Brasil que tem uma vocação turística.
Explosão de investimentos de empresas européias nos setores hoteleiro, turístico e imobiliário do Nordeste. 28 empreendimentos de médio e grande portes devem ser inaugurados por grupos estrangeiros até 2010 no litoral potiguar.
Tendências locais - Melhoramento da infraestrutura do estado
O desenvolvimento do turismo e dos investimentos no Rio Grande do Norte deverá prosseguir pelos anos futuros graças aos grandes projetos de infraestrutura em curso e a implantação de grupos hoteleiros de media e grande importância. Esse crescimento dependerá de uma grande divulgação, no Brasil e no exterior, do potencial turístico e econômico do Estado.
Aeroporto de São Gonçalo , plataforma da América do Sul(em construção).
Duplicação da BR101, entre Natal e Recife. (em construção)
Marina de Natal.
Ponte 'Newton-Navarro' de Natal sobre o Rio Potengi.
Desde 21 de novembro de 2007, permite um melhor acesso ao litoral norte de Natal e uma aceleração do desenvolvimento dessa região.
Tendências locais - Implantação de novos projetos hoteleiros
.
Previsão de implantação de diversos grandes projetos, alguns com campos de golfe, que certamente atrairão uma clientela de forte poder aquisitivo.
Resort 'Lagoa do Coelho', entre Touros e São Miguel do Gostoso
Em um terreno de muitas dezenas de hectares, luxuoso complexo residencial com campo de golfe com 18 buracos.
O turismo deverá continuar a se desenvolver na região de Natal em em torno de Pipa e deverá conhecer um crescimento significativo no litoral norte de Natal entre Genipabu e São Miguel do Gostoso, graças aos enormes projetos de complexos hoteleiros e residenciais de 'Lagoa do Coelho' e 'Grand Natal Golf'.