Esse rio atravessa diversas regiões e cidades (Nova Cruz, Pedro Velho e Canguaretama) depois se junta ao rio 'Cunhaú' antes de se despejar no mar na Barra de Cunhaú onde os dois rios se alargam em várias centenas de metros.
Bem antes de chegar à Barra de Cunhaú, depois da cidade de Canguaretama o rio inunda um vale onde as terras são principalmente ocupadas pelos viveiros de camarões. A criação de camarões é uma das principais atividades econômicas do estado.
A travessia do rio no vilarejo de Barra de Cunhaú, permite o acesso à uma longa faixa de areira deserta margeada de dunas e coqueiros, tendo em segundo plano uma linda colina, magnífica paisagem, chamada 'Olho d'água'.
O rio é rico em peixes e crustáceos, que vêm botar seus ovos nos manguezais disseminados pelo local. A tranquilidade do lugar não é perturbada a não ser pelos pescadores que vêm lançar suas redes.
Município : Canguaretama Distância de Natal : 87 km
Como chegar : BR101 Jusqu'à Canguaretama puis RN269. Outra opção: A balsa de Sibauma.
A grande atração do rio é o passeio de barco ao longo dos manguezais próximo ao mar, com banho seguro. Esse passeio, chamado ecológico, é organizado por uma sociedade e por "Seu Menino", um pescador de Cunhaú.