O mergulho em apnéia ou com equipamento é a grande atração da região e constitue um dos melhores lugares brasileiros para o mergulho nos corais que servem de abrigo a diversas espécies de peixes e crustáceos.
A praia de Maracajaú é composta de partes abertas às fortes ondas e uma bela angra protegida dos ventos onde o banho é agradável.
O mergulho é praticado nas piscinas naturais chamadas "parrachos", em 13 km2, formadas pelos corais situados a 7 km da praia.
As lagoas são de muita beleza e muitas vezes o local de diversão para a população local.
De 1 a 2 metros de profundidade em maré baixa, pode-se admirar as maravilhas do fundo do mar, corais e peixes multicoloridos. Os instrutores fornessam o material e informam sobre as instruções e respeito dos corais e da fauna.
A fauna marinha da região é de uma grande biodiversidade, onde podem ser encontradas numerosas espécies como a 'Barracuda', 'Sardinhas' e outros peixes com os nomes de 'Peixe Frade', os 'cardumes de Budião', 'Tainha' etc. Podendo-se ver, igualmente, lagostas e polvos.
Estas piscinas naturais foram recentemente declaradas 'Área de Preservação Ambiental' (A.P.A.) afim de proteger seu ecossistema.
Ver: Horários das marés
Município : Maxaranguape Distância de Natal : 63 km
Como chegar : BR101, em seguida estrada de 8 km em direção a Maracajaú.
A vila, situada na beira da praia de Maracajaú, se transformou rapidamente em um lugar turístico equipado de hospedagens e restaurantes. Ver também o 'Ma-Noa' parque e as praia 'Dos Anéis' e 'Piracabu'.