O nome da praia vem da "Lagoa do Fogo" que forma um rio ("Rio do Fogo") à sua aproximação do mar
A praia, a despeito do desenvolvimento da cidade e do turismo, guarda toda sua tranquilidade, com sua parte sul, de pequenas dunas com uma vegetação nativa e uma colônia de pescadores ativa e famosa por seu artesanato em torno da pesca.
A cidade de Rio do Fogo possui cerca de 10.000 havitantes, e se espalhou próximo ao litoral. A algumas centenas de metros pode-se admiar a "Lagoa do Fogo".
A cidade apresenta um aspecto acolhedor e uma bonita pracinha onde se pode escutar os pescadores contando suas aventuras à sombra da igreja.
O artesanato esta no trabalho de rendas e labirintose confeção de artigos sobre a pesca.
Rio do Fogo conheceu um novo desenvolvimento pela implantação de condomínios, novos bairros de recidências de praia
Praia de Zumbi. O nome de Zumbi de origem africana provem de um lugar existente a 3 séculos, chamado assim por seu aspecto sombrio.
Zumbi é uma praia pouco frequentada e isolada que oferece ao turista uma beleza selvagem com uma faixa de coqueiros sobre toda sua extensão.
Na volta da saida para o mar, os pescadores de um contato caloroso, são acupados a concertar as suas redes.
Município : Rio do Fogo Distância de Natal : 86 km
Como chegar : BR101 depois a RN021
A paisagem da região ganhou a alguns anos um importante parque eólico de 62 aerogeradores, o parque "Rio do Fogo". Suas hélices permitem a utilização de uma energia renovável que contribui para a autosuficiência energética do estado e permite o fornecimento de eletricidade para uma população de 350.000 habitantes.