Desconhecida até pouco tempo, o vilarejo de Barra de Cunhaú vem recebendo mais visitantes a cada ano em virtude de sua tranquilidade e da beleza do lugar. Uma parte da praia é reconhecida como santuário ecológico das tartarugas marinhas.
A chegada nessa tranquila vila de pescadores é um verdadeiro espetáculo paradisíaco que se mostra aos olhos dos visitantes, um grande estuário de águas calmas dos rios Curimatau e Cunhaú, mar forte que se encontra na barra em frente a vila e vista sobre as espetaculares dunas e grupos de coqueiros.
A vila de Cunhaú existe desde uma época remota, primeiramente ocupada pelo povo tupi, em seguida pelos colonizadores portugueses, holandeses e franceses. Um fortim havia sido construído em 1550.
A página mais sombria de sua história foi o massacre de 1645 de uma parte da população de Cunhaú. Desde 2007, o 3 de outubro foi declarado como um feriado em memória desses mátires e dos do rio Uruaçu.
A praia é frequentada nos fins de semana pela população da vila e da cidade de Canguaretama. A vista da baía e da outra margem do rio é de grande beleza.
O passeio de barco no rio é a grande atração de Cunhaú, com a vista de seus manguezais e os banhos.
Município : Canguaretama Distância de Natal : 87 km
Como chegar : BR101 até Canguaretama e depois a RN269
Uma balsa transporte os locais e turistas do outro lado da baia, na linda faixa de areia branca da 'barra de Cunhaú'.
Nos fins dos anos 90, o litoral foi tomado progressivamente pelos hotéis, pousadas e restaurantes. Estes servam bons peixes grelhados e frutos do mar. Existe, também significativa produção de camarões.