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26/12/2011 Info - Copa do mundo 2014 - Empreendedores têm novas iniciativas com a Copa
Micro e pequenos empresários inovam para aproveitar oportunidades de negócios geradas com o Mundial. Um exemplo é programa de computador que oferece ao turista lista de estabelecimentos para decidir onde se hospedar

Micro e pequenos empresários já pensam em como aproveitar as oportunidades de negócios geradas com a Copa do Mundo no Brasil. É o caso de Leonardo Neves, sócio da JN2, criadora de softwares e soluções tecnológicas voltadas ao comércio eletrônico. A empresa está preparando um novo produto: um check-in de hotéis voltado para os empreendimentos de menor porte.

O Check-in não é somente um software, ele incorpora um portal na internet. O programa é destinado a hotéis, pousadas e pensões. O diferencial do Check-in será a prioridade as pequenas e médias empresas. "Há cerca de 20 mil estabelecimentos no ramo e quase 80% deles não têm grande porte", diz Neves. São hotéis e, sobretudo, pousadas com menos de 50 acomodações e que, hoje, têm dificuldade de arcar com os custos de um sistema próprio.
É aí que entra o novo software. Nele, o turista poderá consultar uma lista de estabelecimentos onde se hospedar. Os hotéis e pousadas, por sua vez, centralizarão todas as informações necessárias no site. "Eles não têm capital para montar uma estrutura de ponta, e vamos oferecer uma com ganho de escala", diz Neves. O contexto dos jogos esportivos de 2013 e 2014 ajuda bem. O Ministério do Turismo, por exemplo, estima que serão criados, pelo menos, 10 mil novos hotéis no país depois da Copa - um invejável crescimento de 50% sobre os atuais 20 mil estabelecimentos.

O turismo é apenas um dos segmentos beneficiados com o evento. Uma pesquisa feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a pedido do Sebrae, traçou um mapa de oportunidades de negócios a serem explorados, em nove setores econômicos, antes, durante e depois da Copa. A boa notícia para os mineiros é que a cidade lidera em número de empreendimentos: são 699, para todo tipo de empreendedor.
Além de Belo Horizonte, participaram do levantamento outras 11 cidades-sede da Copa-2014, entre elas: Rio, São Paulo, Porto Alegre e Salvador. Em todas, foram mapeadas 929 atividades. Ou seja, a capital mineira mostrou-se apta em 75% delas. O Sebrae em MInas Gerais vai investir R$ 3 milhões, com recursos repassados pelo Sebrae, em ações destinadas a mais de 500 micro e pequenas empresas de BH e região. O objetivo é aumentar o faturamento e a competitividade e melhorar a qualidade de produtos e serviços.

A construção civil lidera a pesquisa, com 103 demandas, seguida pelo turismo, com mais de 90 oportunidades. Para Agmar Campos, gerente da unidade de comércio, serviços e artesanato do Sebrae em Minas, trabalhos como o da FGV mostram que a Copa é, acima de tudo, um grande negócio. "Temos uma oportunidade, como poucas vezes tivemos, de adiantar processos", diz Campos. "Investimentos e novos negócios que demorariam muito mais já estão em estudo ou em execução", afirma.




Fonte: copa2014.gov.br


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