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25/11/2007 |
Info - Três eventos tentam melhorar atividade turística no estado |
ONum momento singular do turismo brasileiro - crise aérea, queda do dólar e duplicação da BR 101 - a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-RN) encabeçou, junto com as Secretarias de Turismo do Município e do Estado (Sectur e Setur, respectivamente) a maior feira de negócios de turismo do Nordeste, neste último final de semana em Natal, apostando em novas oportunidades para recuperar o fluxo perdido nos últimos dois anos.
O piso cinco do Midway foi ocupado pela a 1ª Mostra do Turismo, a 2ª Feira de Equipamentos e Materiais (Fequimatel) e o 1º Fórum Internacional de Operadores. Os três eventos aconteceram paralelamente, com uma média de 800 convidados de outros estados e países, com o intuito de promover, estimular e fortalecer a economia em volta do turismo na cidade e no estado.
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"Reunimos empresários de vários segmentos para encontrar soluções criativas para problemas. Desde hoteleiros, agentes de viagens e de equipamentos turísticos, comerciantes, representantes da construção civil e imobiliárias, pois entendemos que a queda no turismo não influencia somente a hotelaria, já que a hotelaria só fica com 14,7% da renda do turista, 36% para o comércio e o restante para os demais segmentos", enfatiza Enrico Fermi, presidente da ABIH- RN.
Mas, se por um lado existe a falta de credibilidade nas empresas aéreas geral, o que, conseqüentemente, diminui o fluxo de turistas em geral, tem a desvalorização do dólar, que diminui a procura de estrangeiros, já que um grande atrativo no Brasil e que é um turismo barato. Do outro lado, tem a duplicação da BR 101 que vai estimular o turismo dentro do Brasil, apostam os representantes. |
Os eventos
Juntos, os eventos, tiveram a visitação de 10 mil pessoas por dia. A Mostra do Turismo, de acordo com Enrico Fermi, foi criada com o intuito de apresentar ao público local e aos agentes de turismo as novas potencialidades do estado.
Para este evento, foram convidados 300 agentes do Nordeste e mais 230 do Centro-Sul-Sudeste. "Tem muitos equipamentos novos que nós, mesmos, não sabíamos que existiam. E, a exemplo de Pipa, esses destinos começam com o turismo regional. O natalense tem que conhecer para poder divulgar lá fora", explica.
Entre essas novas potencialidades, despontam as praias de Barra de Cunhaú, Baía Formosa, Touros e São Miguel do Gostoso. "Estamos apostando, principalmente, no turista regional nesse momento de apagão aéreo e de estabilidade da moeda", conta.
A Mostra contou com 110 expositores e também foi uma oportunidade para negociações, com direito a uma mudança de foco. "Durante 20 anos, trabalhamos em cima da classe média, que agora aproveita para fazer viagens internacionais. Por isso, começamos a trabalhar as classe C e D, com pacotes de até 10 parcelas de até R$ 60", destaca Fermi.
A Fequimatel, por sua vez, foi direcionada a um público especializado, com a venda de equipamentos para hotelaria, restaurante e bares. Na segunda edição, a novidade foi o salto no número de expositores, que quadruplicou. No ano passado, foram 22 e neste 98. "Uma vantagem em realizar os eventos, em paralelo, é que para a Fequimatel, por exemplo, já são, pelo menos 110 potenciais compradores, que são os expositores da Mostra", comenta Fermi.
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Source : Correio da tarde - Edition no 492
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